Produção

PhosAgro espera quebrar recorde de produção de concentrado de apatita em 2025 11486h

A filial de Kirov da JSC Apatit (empresa base da PhosAgro na região de Murmansk, que fornece às empresas matérias-primas para a produção de fertilizantes) espera estabelecer um novo recorde de produção de concentrado de apatita em 2025. O CEO da PJSC PhosAgro, Mikhail Rybnikov, fez o anúncio no Fórum Ártico Internacional em Murmansk em 27 de março. 5cd20

“No ano ado, pela primeira vez na história pós-soviética, a planta ultraou a marca de 11 milhões de toneladas – ou seja, 11,4 milhões de toneladas de concentrado de apatita. Este ano, esperamos novos recordes de produção”, disse Rybnikov, mas não deu um número exato. Em 2023, a empresa produziu 10,7 milhões de toneladas de concentrado, enquanto o recorde anterior, estabelecido em 1992, era de 10,892 milhões de toneladas.

Especialistas observam que, no geral, o mercado está em uma situação favorável para aumentar a produção de fertilizantes de fósforo. “A demanda está crescendo. A situação após a redução da produção na Europa devido ao aumento acentuado nos preços da eletricidade é favorável ao crescimento da exportação”, diz Elena Tkachenko, professora do Departamento de Economia e Gestão de Empresas e Complexos Industriais da Universidade Estadual de Economia de São Petersburgo.

Krichev Ao Vivo, adaptado GlobalFert, 28/03/2025.

Artigos relacionados 704tf

Botão Voltar ao topo