Produtores pedem indexação de preços domésticos de fertilizantes na Rússia em 10% 1h3h6c

MURMANSK, 27 de março. Os produtores de fertilizantes estão pedindo para indexar os preços domésticos desses produtos em pelo menos 10%, disse o CEO da PhosAgro, Mikhail Rybnikov, no Fórum Ártico Internacional. Ele lembrou que a Associação Russa de Produtores de Fertilizantes (RAPU) pediu às autoridades no final do ano ado que indexassem os preços domésticos. Então a RAPU propôs aumentá-los em 15%. 4a5j2f
“Nosso pedido de indexação de preços no mercado doméstico é inteiramente justificado; esses cálculos foram repetidamente verificados tanto pelo Ministério da Indústria e Comércio da Rússia quanto pelo Ministério do Desenvolvimento Econômico. Consequentemente, é a posição geral da indústria que é necessário revisar os preços máximos”, observou Rybnikov. Ele enfatizou que esse é justamente o preço máximo; dada a alta competitividade do mercado de fertilizantes, poderia ser menor.
“Nós realmente esperamos que essa questão seja resolvida positivamente, dado que se você olhar para os índices de inflação – tanto a inflação geral no país quanto a inflação de alimentos – esses são nossos consumidores de fertilizantes minerais, produtores do complexo agroindustrial, então não há menos que 10% ao ano. Considerando que 2,5 anos se aram (desde a última indexação dos preços de fertilizantes – nota da TASS), esperamos que esses preços sejam indexados em pelo menos 10%”, Rybnikov acrescentou.
Os preços máximos dos fertilizantes foram definidos pelos produtores em 2021 e foram formados de acordo com as recomendações do FAS . Em junho de 2022, os preços foram indexados em 5%, em setembro – em 5-10%. Nenhuma indexação foi realizada em 2023 e 2024. Os preços agora estão congelados no nível de setembro de 2022 até maio.
Rybnikov observou que, desde o congelamento dos preços, os custos de produção de fertilizantes aumentaram. “O preço do gás natural, que é a principal matéria-prima para a produção de fertilizantes, foi indexado várias vezes; salários e preços de outros monopólios naturais foram indexados. O sistema tributário mudou, novas taxas foram introduzidas para o imposto de extração mineral, o imposto sobre lucro foi aumentado, um imposto especial de consumo foi introduzido sobre o gás natural para a produção de amônia e para fertilizantes minerais. “Há muitos fatores que aumentaram o custo da produção de fertilizantes”, ele explicou.
O VI Fórum Internacional do Ártico “O Ártico – Território do Diálogo” (IAF) foi realizado pela primeira vez na região de Murmansk nos dias 26 e 27 de março . O fórum se tornou uma plataforma fundamental para discutir questões atuais de desenvolvimento socioeconômico dos territórios do Ártico, desenvolvendo mecanismos multilaterais multinível para divulgação conjunta e desenvolvimento efetivo do poderoso potencial de recursos da região do Ártico. Um dos principais tópicos do fórum foi o desenvolvimento da Rota do Mar do Norte em homenagem ao 500º aniversário de seu desenvolvimento.
Finance Mails Russia, 31/03/2025.