LogísticaMercado

UE aprova tarifas sobre importações de fertilizantes russos 6t6u66

O Parlamento Europeu aprovou hoje (22/05) novas tarifas sobre as importações de fertilizantes russos, uma medida que gerou preocupações entre os agricultores da UE sobre o aumento dos custos. 205nj

Mais de um quarto das importações de fertilizantes à base de nitrogênio da UE vêm atualmente da Rússia, com volumes adicionais vindos de Belarus. O Parlamento Europeu votou 411-100 a favor da medida, que introduzirá taxas a partir de julho e aumentará gradualmente até que os fertilizantes russos se tornem comercialmente inviáveis ​​em 2028.

A legislação ainda requer aprovação formal dos estados-membros da UE, que já sinalizaram apoio à medida. Mas grupos agrícolas alertam que as tarifas podem levar a um aumento nos custos de produção. A Copa-Cogeca, uma importante associação de agricultores da UE, afirmou que os fertilizantes russos eram os mais íveis devido à “logística bem estabelecida”.

Bruxelas vê as tarifas como uma forma de restringir as exportações indiretas de gás russo, já que o gás natural é um ingrediente essencial na produção de fertilizantes.

A UE espera que as medidas aumentem a produção nacional de fertilizantes, uma medida bem recebida pelos fabricantes europeus. A UE também sugeriu eliminar impostos sobre importações de países como Norte da África, Ásia Central, Estados Unidos, Trinidad e Tobago, bem como Nigéria, no caso de choques de preços.

The Moscow Times, adaptado GlobalFert 22/05/2025.

Artigos relacionados 704tf

Botão Voltar ao topo