Mercado

Demanda por fertilizantes Russos cresce afetando as exportações 1e6c49

As exportações de fertilizantes russos em janeiro de 2025 aumentaram 1,4 vezes em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando 3,7 milhões de toneladas, de acordo com o jornal Russo RBC. O aumento dos volumes de oferta deve-se à elevada demanda, sobretudo por parte dos importadores europeus, que procuram acumular estoques antes da eventual imposição de sanções da Comissão Europeia. O maior interesse em fertilizantes russos também é registrado nos países da América Latina, Ásia e África. f474n

O crescimento da demanda se deve à recuperação da produção de potássio, que é principalmente voltada para a exportação. A produção de fertilizantes à base de potássio aumentou 28% em 2024, tornando os produtos mais competitivos no mercado global, especialmente no contexto do enfraquecimento do rublo. Além disso, o desenvolvimento da infraestrutura foi um fator significativo, por exemplo, a modernização da capacidade do terminal de contêineres Ust-Luga, que contribuiu para um aumento no tráfego de exportação pelos portos do noroeste da Rússia.

Os países europeus, apesar dos planos de aumentarem as tarifas sobre as importações de fertilizantes da Rússia, a partir de julho de 2025, estão comprando produtos ativamente, temendo restrições futuras. Os preços dos fertilizantes, incluindo o nitrogênio, continuam subindo, o que se deve tanto ao aumento da demanda na América Latina e na Ásia quanto ao aumento do preço do gás natural na Europa. Isso, por sua vez, levou a uma redução na produção local de fertilizantes, o que aumenta suas importações. Os analistas preveem que essa dinâmica continuará em fevereiro de 2025, à medida que os importadores europeus buscam acumular estoques a preços íveis antes da imposição de sanções.

Os produtos russos continuam em demanda no mercado mundial. As condições favoráveis e a crescente demanda dos complexos agroindustriais, especialmente na Ásia, África e América do Sul, permitem que a Rússia aumente com sucesso as exportações de fertilizantes, consolidando sua posição como um dos principais fornecedores.

Kuzbass, – adaptado GlobalFert -, 07/03/2025.

Artigos relacionados 704tf

Botão Voltar ao topo