Mercado

Tarifas dos EUA sobre importações canadenses ameaçam vendas de fertilizantes da Nutrien 3n5p3b

As tarifas americanas impostas pelo presidente Donald Trump sobre as importações canadenses devem dificultar as vendas de fertilizantes da Nutrien nos Estados Unidos. 4t5b3s

Mesmo com a suspensão temporária das tarifas no prazo de um mês, as mesmas podem ser colocadas em vigor no início de março. Com isso, a empresa canadense está preocupada com o aumento dos custos dos fertilizantes, para os agricultores americanos, afetando sua competitividade neste ano.
“Os agricultores dos EUA provavelmente sentirão o impacto dos custos após a temporada de plantio da primavera”, disse Ken Seitz, CEO da Nutrien, durante uma teleconferência de resultados do quarto trimestre na quinta-feira.

No último trimestre, a empresa registrou uma queda de 33% no lucro líquido, que caiu para US$ 118 milhões, enquanto as vendas diminuíram 10,3%, totalizando US$ 5,07 bilhões.

Durante a apresentação dos resultados, os executivos da Nutrien reconheceram a incerteza sobre o futuro das vendas nos EUA, mas expressaram otimismo quanto a uma possível recuperação na América do Norte. A empresa acredita que a expansão da área plantada de milho nos EUA possa impulsionar a demanda por fertilizantes.

Outro fator que influencia a demanda é a fertilização insuficiente do solo nos EUA no ano ado, causada pela chegada precoce do clima frio em várias regiões no outono. Como resultado, os executivos da Nutrien esperam um aumento na demanda na primavera, conforme os agricultores tentam restaurar as condições do solo.

A empresa antecipa um panorama mais claro da demanda nos EUA em abril, quando divulgará seu relatório de resultados do primeiro trimestre. Em relação às operações da Nutrien no Brasil, Mark Thompson, vice-presidente e CFO da empresa, afirmou que, apesar da recente reestruturação, o Brasil continua sendo um mercado atraente. No entanto, a empresa anunciou em 7 de fevereiro que fecharia cinco unidades de mistura no país.

Os executivos não forneceram mais detalhes sobre a estratégia da empresa no Brasil. A Nutrien está atualmente procurando compradores para as plantas fechadas, justificando a decisão como parte de esforços para reduzir custos e melhorar o fluxo de caixa, dado o desempenho em declínio de suas operações no país.

As plantas fechadas, que estavam em operação há apenas dois anos, estão localizadas em Itapetininga (São Paulo), Alfenas (Minas Gerais), Araxá (Minas Gerais), Morrinhos (Goiás) e Cristalina (Goiás).  A empresa também demitiu funcionários e fechou suas lojas de varejo com a marca Nutrien.

A Nutrien atribui o mercado desafiador de fertilizantes no Brasil a questões climáticas, queda nos preços das commodities, custos dos fertilizantes atrelados ao dólar dos EUA e altos níveis de inventário. Apesar de enfrentar dificuldades na América do Norte e América do Sul, a Nutrien vê oportunidades na Ásia, especialmente na Índia, onde a empresa antecipa o aumento da demanda por potássio.

Apesar da volatilidade atual do mercado, os executivos da Nutrien permanecem otimistas quanto ao desempenho da empresa em 2025, mantendo que suas operações são “estáveis”.

Valor Econômico, – Adaptado GlobalFert – 24/02/2025.

Artigos relacionados 704tf

Botão Voltar ao topo