Fertilizante nitrogenado multinutriente de eficiência aumentada é patenteado pela USP f133

Pesquisadores da USP desenvolvem fertilizante inovador para reduzir perda de nutrientes no solo e aumentar eficiência agrícola. 2d652d
A crescente demanda por alimentos, rações e biocombustíveis sustentáveis tem desafiado cientistas e produtores a buscarem soluções inovadoras para garantir a produtividade agrícola. Segundo o Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas, a população mundial deve atingir 9,7 bilhões até 2050, o que exigirá um aumento de aproximadamente 47% na produção agrícola global. Diante desse cenário, pesquisadores da Universidade de São Paulo desenvolveram a patente Fertilizante Nitrogenado Multinutriente de Eficiência Aumentada, que promete reduzir significativamente as perdas de nutrientes no solo e melhorar o rendimento das lavouras.
A formulação inovadora, de ureia, micronutriente e os estabilizador NBPT, que é um inibidor da urease – quando a ureia é aplicada diretamente no solo, pode ser hidrolisada pelo processo conhecido como urease, o que causa queda na absorção do fertilizante, diminuindo a produção e tem potencial de contaminação do solo e águas fluviais. A adição de micronutrientes em macro ou nano escala, promete trazer melhor eficiência na fixação do Nitrogênio, melhorando a produtividade do cultivo, além de diminuir os danos ambientais.
Jornal da USP, 20/02/2025.