Novas Tecnologias

Os fertilizantes de baixo carbono são a nova fronteira da agricultura brasileira 674c4p

O avanço de fertilizantes nitrogenados de baixo carbono promete revolucionar a agricultura brasileira. Tecnologias inovadoras e um modelo de produção sustentável podem tornar o país menos dependente de importações e reduzir a pegada de carbono do setor. 3c4i60

Recentemente, uma pesquisa publicada na revista Nature Food revelou caminhos promissores para a produção de fertilizantes nitrogenados, com baixa emissão de carbono. O estudo traz reflexões fundamentais sobre como mudanças tecnológicas podem não apenas mitigar impactos ambientais, mas também fortalecer a segurança alimentar em todo o mundo.

É um tema de grande relevância para o Brasil, quarto maior consumidor de fertilizantes nitrogenados no planeta e, ao mesmo tempo, fortemente dependente de importações para suprir sua agricultura em expansão.

No cenário atual, grande parte da amônia — base para os principais fertilizantes — ainda é produzida a partir de combustíveis fósseis, o que gera altos níveis de emissões de CO₂ e expõe os produtores a uma volatilidade de preços globais. Além disso, países com agricultura robusta, como o Brasil, ficam vulneráveis a oscilações no mercado internacional.Nesse contexto, a pesquisa divulgada pela Nature Food desperta otimismo ao apresentar soluções de baixo carbono que podem garantir maior estabilidade de oferta e preços, além de diminuir a pegada de carbono do agronegócio brasileiro.

Por que a amônia é tão importante?

A amônia é a matéria-prima essencial para a fabricação de fertilizantes nitrogenados, fundamentais para assegurar alta produtividade nas lavouras. O nitrogênio é um nutriente crítico para o crescimento das plantas, e seu uso intensivo permitiu avanços históricos na produção de grãos e outros alimentos.No entanto, esse modelo de produção depende, em grande parte, de processos industriais que utilizam gás natural e carvão, resultando em significativas emissões de gases de efeito estufa.

Meteored Tempo, 20/02/2025.

Artigos relacionados 704tf

Botão Voltar ao topo