
A Potássio do Brasil, subsidiária do grupo Brazil Potash, anunciou nesta quinta-feira (22/5) a conclusão das obras de preparação do terreno onde será construído o terminal portuário do Projeto Autazes, no Amazonas. y3y1h
Segundo o comunicado enviado nesta quinta-feira (22/5) a investidores, a estrutura é considerada estratégica para viabilizar o transporte da produção de potássio da empresa para produtores brasileiros, por meio do rio Madeira.
A jazida de Autazes fica a cerca de 8 quilômetros do rio Madeira. Após a conclusão do terminal, a empresa utilizará barcaças para transportar o fertilizante até outras regiões do país. A operação logística será feita em parceria com a Amaggi, uma das maiores produtoras e exportadoras agrícolas do Brasil.
Com início previsto para os próximos anos, a produção anual estimada é de até 2,4 milhões de toneladas de potássio, volume suficiente para atender aproximadamente 20% da demanda nacional. Toda a produção deverá ser destinada ao mercado interno.
Hoje, o projeto é o maior empreendimento em potássio do país e pretende reduzir a dependência externa desse fertilizante essencial para o agronegócio, como destaca o comunicado da companhia. Em 2024, mais de 95% do potássio consumido no Brasil foi importado, segundo dados da Potássio do Brasil.
Globo Rural, 22/05/2025.